segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O que é o sucesso?

Apercebi-me recentemente de que tenho escrito e falado bastante sobre o sucesso, sem nunca ter tido a oportunidade de o definir. Ouvi, não há muito tempo, uma definição curiosa que o identificava como a possibilidade de ter todas as coisas que o dinheiro pode comprar, sem abdicar das que não pode. Resolvi reflectir um pouco mais, tendo chegado a uma reflexão mais profunda.

Imagino o sucesso como um diamante. Um perfeito diamante que vamos buscando e lapindando ao longos das nossas vidas e que deixaremos às gerações vindouras.

A ponta superior deste diamante seria a paz de espirito. A possibilidade de viver de uma forma perfeitamente equilibrada e em harmonia com os nossos valores convicções mais profundas. Livre de todos os medos. Livre de todas as angustias. Eliminando das nossas vidas tudo aquilo que nos causa algum tipo de stress ou más sensações.

A ponta deste diamante será depois sustentada, na sua metade superior, por três pilares.

O primeiro será a saúde, forma física e energia. Para que nos sintamos e pareçamos bem será fundamental assegurar este pilar. Para sentirmos a vitalidade que nos permite perseguir os nossos objectivos. Para sentirmos a alegria de estarmos vivos. Como é que isto se consegue?Acho que, no fundo, todos nós sabemos... Exercício físico, tranquilidade e uma alimentação cuidada, são seguramente os caminhos para este objectivo.

O segundo destes pilares será o estabelecimento de relacionamentos emocionais gratificantes. Um dos investimentos mais importantes das nossas vidas e de que, por vezes, nos esquecemos. As relações medem o nosso nivel de sucesso enquanto seres humanos, uma vez que são a explicação para grande parte das sensações que experimentamos, nomeadamente as de felicidade e infelicidade. Comecemos, em primeiro lugar, pelas pessoas que nos são mais próximas, como o nosso circulo familiar, passemos depois a um segundo nivel onde estarão as nossas amizades e a partir daí alargando a àrea de influência desse anel a novas pessoas.

O terceiro será a independência financeira. Ter o suficiente para que não tenhamos de nos preocupar com dinheiro o tempo todo. Não é o dinheiro que é a origem de todos os males. É sua a falta que é a origem de todos os males! Mas o que é independência financeira? Será a nossa capacidade de viver, confortavelmente, dos rendimentos gerados pelos activos que detemos. Ou seja, nem precisarmos de trabalhar para viver, nem estarmos a consumir a riqueza que antes criámos. Grande parte do stress, ansiedade e preocupações que experimentamos nos dias de hoje são causados pela falta de dinheiro. Dessa forma, sem dinheiro não temos paz de espírito, boas relações e nem sequer saúde.

Descendo para a segunda metade do nosso diamante, teremos um primeiro nivel onde encontraremos valores, ideais e objectivos válidos. A vida não vale a pena se não tivermos uma direcção. Se não tivermos algo por que lutar, algo que defender, algo que passar aos outros. O que é que dá sentido às nossas vidas? O que é que nos faz felizes?

Finalmente, na ponta de baixo do diamante, a realização pessoal. E este é mais um conceito que normalmente temos dificuldade em definir. Para mim realização pessoal é a convicção de que somos a melhor pessoa que podemos ser. De que estamos a aproveitar ao máximo o nosso potencial. De que temos razões para nos sentirmos orgulhosos de nós próprios.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Felicidade

Tendemos a conotar a felicidade com o atingimento de determinados objectivos. Mas quando os atingimos percebemos, recorrentemente, que a felicidade não se encontra aí.
Onde vamos não é importante, se quando chegamos continuamos a ser a mesma pessoa que partiu. O que temos também não faz a diferença, porque há sempre mais coisas para querer.

Até que sejamos felizes com quem somos, não encontraremos a felicidade em qualquer outra coisa.

Divertimento e prazer são sensações que experimentamos durante um acto ou evento. A felicidade é o que sentimos fora dessas experiências. Antes ou depois. Antes e depois. A felicidade é uma atitude.

Tal como o sucesso, a felicidade não é um destino, mas uma viagem. A felicidade é algo por que nos esforçamos individualmente, não algo que dependa do que nos acontece, ou do que outros possam fazer por nós, ou em relação a nós.

A nossa felicidade depende unicamente de nós. Para sermos felizes há que assumir a responsabilidade da nossa própria felicidade.