terça-feira, 11 de março de 2008

Vencer

“O Talento é barato e pode ser comprado. A atitude é o critério para o sucesso”

Denis Waitley

Ao longo da minha carreira, tenho encontrado nas pessoas essencialmente 3 diferentes tipos de atitude face à vida.

Tenho conhecido indivíduos que são principalmente espectadores. Pouco empreendem por medo e limitam-se a ir vivendo com aquilo que a vida lhes dá.

Tenho conhecido outros que me parecem o protótipo do perdedor. Gostavam de ter uma vida melhor, mas não querem assumir a responsabilidade de a construir. Assim tornam-se ressentidos e dedicam-se a encontrar pretextos para invejar e criticar os outros.

Mas tenho conhecido também Vencedores. E estes são os indivíduos que decidem tirar da vida aquilo que querem, por oposição a viverem com aquilo que esta lhes dá. Os Vencedores assumem a propriedade do seu futuro e decidem moldar o seu destino. Os Vencedores estabelecem objectivos e desenvolvem os seus talentos naturais no sentido de os atingirem.

Os Vencedores conhecem as suas limitações. Compreendem não só que muito lhes falta para aprender, mas também que todo o conhecimento é enviesado por todos os seus filtros pessoais. No entanto, esse facto não lhes diminui um apetite voraz pela aprendizagem, pelo crescimento e pelo desenvolvimento das suas competências. Esta gente tem noção da abundância de informação à sua volta e de que tudo o que necessitam para ser bem sucedidos pode ser aprendido. São honestos consigo próprios e em relação ao seu potencial e têm noção do esforço que devem fazer para atingir os seus propósitos. São naturalmente motivados.

Tal como um coral necessita de alguma agitação marítima para florescer, também os Vencedores compreendem que são as dificuldades que lhes saltam diariamente ao caminho que lhes permitem forjar a personalidade de que necessitam para serem bem sucedidos. Os Vencedores sabem relaxar e encarar os desafios de uma forma positiva, focando-se nas soluções. São esses mesmos desafios que aproveitam para desenvolver a resistência mental que lhes permitirá enfrentar desafios cada vez maiores. São esses desafios que lhes moldam o carácter. Não aceitam que seja o que acontece à sua volta que define as suas vidas e aceitam a responsabilidade de as desenhar ao decidir o que fazer com o que lhes acontece.

Os Vencedores sabem quem são e para onde vão!

Os Vencedores respondem em vez de reagir! Ou seja escolhem e decidem em consciência as acções a tomar face a cada estímulo e cada situação tendo o sucesso como motivação e fazendo o melhor uso dos seus recursos, ao invés de actuarem automática e epidermicamente ao meio envolvente na defesa do seu ego, guiados pela dúvida e pelo medo.

Os Vencedores têm auto-controlo. Têm auto-determinação! Os Vencedores fazem acontecer, enquanto os outros deixam que lhes aconteça. Os Vencedores são gente de acção. Acção hoje! Acção já! Gente com alto sentido de urgência… Gente que compreende que se dedicarem todo o seu empenho a uma tarefa, nada os impedirá de a realizar. Gente que compreende o conceito de concentração de poder, de focalização.

Estas pessoas desenvolvem fortes convicções de valor próprio e auto-confiança. Têm uma auto-estima elevada, concentram-se nos sucessos e encaram qualquer experiência menos boa como aprendizagem. Para eles o seu desenvolvimento pessoal é o programa de uma vida. Falam bem de si próprios a si próprios o que fortalece a imagem que fazem deles mesmos e que consequentemente reforça a qualidade do seu desempenho.