segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Preço do Sucesso

Já escrevi noutra alturas, que a minha vida mudou no dia em que alguém me disse: “Porque não defines o objectivo de te tornares Milionário? Não pelo dinheiro, mas pela pessoa em que te tornarás no processo”.

Quando se chega ao dinheiro pode-se dá-lo. O objectivo principal foi a pessoa em que nos tornámos no processo de enriquecimento. Quando se chega ao dinheiro pode-se dá-lo, porque já nos tornámos na pessoa que o pode voltar a ganhar.

A questão principal na vida não é o que estamos a ganhar, mas a pessoa em que nos estamos a tornar. A questão principal no trabalho não é quanto ganhamos, mas no que é que nos estamos a tornar. A questão principal nas relações, não são os nossos benefícios, mas no que estão essas relações a transformar-nos.

Devemos querer ser bem sucedidos na vida, acima de tudo pelas pessoas em que nos tornamos no caminho. Objectivos poderosos deverão tornar-nos pessoas poderosas!
Mas se há um lado positivo, também há um lado negativo… Como em tudo na vida… É o drama da vida… Luz e escuridão… Riqueza e pobreza… Saúde e doença… Oportunidades e ameaças…

“Cuidado com a pessoa em que te tornas, na busca do que queres! …” Disse-me também o meu Mentor. “Há um preço a pagar por tudo na vida, qual é o preço que estás disposto a pagar pelo teu sucesso?...”

Se o preço a pagar for trabalhar duro, um esforço extra, aumentar o nosso conhecimento, reunir outras pessoas em torno de um projecto, então tudo bem!... Mas se o preço for a traição, abandonar os nossos valores, sermos desleais, prejudicar os outros, perder o respeito dos que nos rodeiam, ou pior que isso o respeito por nós próprios… Então não está bem! Então esse é um preço que não vale a pena pagar!...
Não devemos abdicar da nossa ambição, mas devemos escolher que tipo de preço estamos dispostos a pagar por ela.

A Bíblia conta-nos a história de Judas, que ficou com o dinheiro. Uma pequena fortuna. Mas será essa uma história de sucesso? Não. Não me parece… Não me parece pela pessoa em que ele se teve de tornar, no processo de enriquecer. Como se sentiu Judas depois de ganhar o dinheiro?... Ficou feliz?... Como ficou a opinião dos outros sobre Judas? … Não só a dos seus pares, mas também de quem o subornou?... E como ficou a opinião de Judas sobre ele próprio?...

Define objectivos ambiciosos pela pessoa em que te tornarás no processo de os atingir, mas cuida do preço que estás disposto a pagar pelos objectivos que defines!