quinta-feira, 25 de junho de 2009

A vida é um pronto-a-comer

Desde há algum tempo a esta parte, comecei a encarar a vida como um pronto-a-comer.

Qual é a primeira coisa a fazer num pronto-a-comer? Colocarmo-nos na fila. Se não nos colocarmos na fila não almoçamos. Também na vida e para tudo aquilo a que nos propomos, há uma fila para enfrentar. Na vida a fila é o tempo que levamos até atingir aquilo a que nos propomos. Ninguém gosta de esperar e, por isso, não podemos esperar que estar na fila seja agradável. Quem se propõe a algo enfrenta inevitavelmente desafios até atingir o seu objectivo. E quanto mais ambicioso for o objectivo, maiores desafios se deve preparar para enfrentar. Quanto melhor for a refeição maior será a fila e consequentemente a espera.

E é aí que chega a segunda lição do pronto-a-comer. Para chegar à nossa vez é preciso continuar na fila. Num pronto-a-comer, se não estivermos dispostos a esperar, não comemos. Se entrarmos na fila e nos aborrecermos de esperar e sairmos, não temos (pelo menos ali) refeição. Na vida os resultados dos nossos esforços também não chegam de imediato. É um mecanismo que o universo tem para nossa própria defesa. Já imaginou se os nossos erros e más práticas fossem imediatamente fatais? Para termos maus resultados há que insistir em determinados maus juízos de uma forma regular. Então para sermos bem sucedidos também há que manter boas práticas de uma forma disciplinada e esperar até os resultados que pretendemos apareçam. Se sairmos da fila por nos cansarmos de esperar, não teremos os resultados. Todas as pessoas que estão no princípio da fila começaram no fim da fila. Todas as filas em que vale a pena estar no princípio, vale também a pena começar no fim.

A vida é como um pronto-a-comer! Tal como num pronto a comer, na vida cabe-nos escolher aquilo que queremos para nós. A realidade todos os dias nos proporciona várias opções e cabe-nos a nós escolher as que mais nos convêm. Se tomamos as opções erradas, não vale de nada lamentarmo-nos da nossa refeição. A terceira lição é então escolher o que é apropriado para nós e não levar o resto. Assumir a responsabilidade de manter várias alternativas em aberto e levar apenas o que nós queremos e não o que os outros querem.

Assim como num pronto-a-comer também na vida temos de pagar o preço, antes de usufruir do retorno. Se decidimos pagar um preço baixo não podemos esperar grande refeição. A grande diferença é que na vida o preço paga-se em auto-disciplina e conhecimento. Primeiro estudar o que e como fazer e depois mantermo-nos fiéis às nossas decisões e tomar acção massiva. A quarta lição será então pagar antes de comer. Pagar em acção disciplinada e obter depois o retorno dessa acção.
Primeira lição entrar na fila. Segunda lição ficar na fila até chegar a nossa vez. Terceira lição escolher (só) o que nos interessa. Quarta lição estar disposto a pagar o preço antes de obter o resultado.