O primeiro segredo do sucesso é a auto-estima. A auto-estima nasce quando temos Amor dentro de nós e só aí sim temos condições de o dar aos outros.
O Amor é a semente da auto-estima. O Amor é aceitação incondicional e a procura dos pontos positivos. O Amor é o abandono do medo.
O medo é a destruição da auto-estima.
Já falámos de medo várias vezes. O medo é-nos incutido pelos nossos Pais, numa primeira fase e numa tentativa de nos protegerem e mais tarde é-nos reforçado pela sociedade, com principal relevo nas pessoas que mais gostam de nós.
Mesmo observando o sucesso de terceiros, a maior parte das pessoas não consegue imaginar o mesmo a suceder a si próprias. Resignam-se à mediocridade e ao fracasso. Desenvolvem o hábito de se focarem nos problemas, o reforço negativo do passado, projectando, dessa forma, desempenhos negativos para o futuro.
Porquê? Porque grande parte de nós teve Amor condicional na sua infância. Amor condicionado pelo comportamento. E como tal rege a sua vida por padrões de aceitação e rejeição que são definidos pelos outros... E o falhanço acaba por se cristalizar na sua auto-imagem!!!
Para liderar e amar sem medo, há que distinguir o desempenho do individuo. Nós somos aquilo que somos e não aquilo que fazemos. É por isso que somos seres humanos e não fazeres humanos. Para liderar e amar sem medo há que corrigir o comportamento protegendo e elogiando o individuo.
A chave da auto-estima é a auto-aceitação. Nós valemos a pena. Nós somos individuos imperfeitos em crescimento. Ainda que todos nasçamos com caraterísticas diferentes, todos temos legitimidade para aspirar à excelência tal como é definida pelos nossos padrões.
1 comentário:
Uooooouuu!Enorme
Enviar um comentário