Nos últimos anos tem circulado na Internet um vídeo com o nome de 212ºF. 212ºF são 100º C e é a temperatura a que a água ferve. A 99ºC a água está quente, mas com mais um grau ferve. Apenas mais um grau!... Com a fervura da água liberta-se vapor e com este vapor, pode-se pôr motor a trabalhar, pode-se mover uma locomotiva. Também na vida e nos negócios um grau a mais pode fazer toda a diferença. Um grau a mais de esforço e dedicação pode separar os vencedores dos derrotados!
Diz no vídeo que nos últimos 25 anos a diferença média, que distinguiu os vencedores dos principais torneios de Golfe, é inferior a três pancadas. Nos jogos Olímpicos muitas vezes a diferença da medalha de Ouro para o segundo classificado é inferior a 1 segundo. Nos últimos 10 anos, nas 500 milhas de Indianópolis, a margem média para a vitória foi de 1.54 segundos. Mas os vencedores levaram para casa mais do dobro do valor monetário do segundo classificado.
Muita gente se recorda, nas Olimpíadas de 2008, a 7ª medalha de Ouro de Michael Phelps, nos 100m mariposa na última braçada. Depois de ir em segundo toda a prova e mesmo dando a última braçada depois do seu principal adversário, Phelps chega primeiro porque a braçada do outro atleta ficou a poucos centímetros do muro. Impressionante! Phelps leva a sua 7ª medalha de ouro. E o segundo classificado? Quem se lembra do nome dele?... Um atleta de excepção. Foi em primeiro toda a prova, perdeu na última braçada por uma fracção de segundo... E ninguém se lembra do seu nome…
Um grau, um centímetro, um segundo, podem fazer a diferença entre quem rapa todas as recompensas e quem vai para casa de mãos a abanar.
O mundo é cada vez mais competitivo e como tal ser bom já não chega. Os Bons recolhem apenas razoáveis resultados.
Para se obterem bons resultados há que ser Excelente. Há que estar a 100%! Mas para se obterem resultados excelentes há que estar acima dos 100%. Para se obterem resultados excelentes, há que ser absolutamente excepcional. E são os Indivíduos excepcionais que rapam todos os benefícios.
E por isso é fundamental elevarmos os nossos padrões. Um dos segredos para o sucesso passa pela auto-exigência de padrões mais elevados. Esta exigência passa por não nos satisfazermos com menos do que somos capazes de fazer e, acima de tudo, por transformar os nossos “devia” em “tenho” ou, com perdão do anglicismo, em “Musts”.
Porque é importante aumentar os nossos padrões? A razão é muito simples. Nós crescemos até ao limite do nível dos nossos padrões.
Como seremos boas pessoas com baixos padrões? Como seremos bons Pais, Esposo(a)s, Amigo(a)s, Profissionais com baixos padrões? Como poderão ser altos os nossos desempenhos, se tivermos baixos padrões?
A questão é quanto é que vamos exigir de nós próprios?... E a resposta deve ser: uma verdadeira atitude de 100º C… Um grau extra de empenho, um grau extra de compromisso, um grau extra de esforço vai fazer toda a diferença no final.
Sem comentários:
Enviar um comentário