segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Resultados

Tenho tido recentemente a oportunidade de refectir, com algumas pessoas com quem trabalho, sobre aquilo que nos permite atingir determinadas realizações. Ou seja, como aparecem os resultados na nossa vida.

A maior parte das pessoas a quem pergunto como desenvolvem os seus niveis de confiança, responde-me que esta vem dos resultados. Isto faz-me sempre alguma confusão pois, não vejo como hão-de aparecer resultados se não estivermos antes confiantes. Estamos então tentados a caír num ciclo vicioso. Não temos resultados porque não temos confiança e não temos confiança porque não temos resultados.

Na minha opinião a confiança tem de aparecer antes dos resultados. Assumirmos esta responsabilidade dá-nos o controlo sobre o nosso futuro, por oposição a deixá-lo entregue à sorte agreste, daquilo que o acaso nos trouxer. Um indivíduo confiante atingirá resultados e isso parece-me claro.

Onde vamos então buscar essa auto-confiança?... Respondo com outra pergunta... Qual é a principal característica dos Indivíduos confiantes?... Acredito eu que é a auto-estima. Alguém que gosta de si próprio, confia nas suas capacidades, como tal desenvolverá a auto-confiança de que necessita, para atingir os resultados a que se propõe.

E a auto-estima?... Onde a encontraremos então?... Será que é a olharmos para o espelho diariamente, a pensar quão fantásticos tivemos a felicidade de nascer?... Será que é sentados todo o dia à nossa secretária?... Não me parece! Parece-me que nos orgulhamos de nós próprios, quando estamos satisfeitos com a quantidade e qualidade da nossa acção. Parece-me que gostamos de nós próprios, quando sentimos que não demos menos do que o nosso melhor. A auto-estima nasce então da acção. Ou seja da disciplina de fazer aquilo que sabemos que temos de fazer, com o nosso máximo empenho. Ou dito de outra forma, a auto-estima vem da auto-disciplina.

Será este então o caminho para os resultados. Se nos auto-disciplinarmos diariamente estamos a construir a nossa auto-estima, que resultará na auto-confiança de que necessitamos para atingir os resultados que queremos.

Gostaria ainda de sublinhar o facto, de que todas estas coisas se encontram dentro de nós. Auto-disciplina, auto-estima, auto-confiança e (auto-) resultados. Quero com isto dizer que nada daquilo que nos acontece é determinado pelo meio envolvente. Tudo é determinado por nós pela nossa atitude e por aquilo que fazemos!...

2 comentários:

Maria disse...

Resultados são o que todos queremos, sempre! Independentemente do que fazemos para os obter… e aí está uma das nossas maiores contradições. Identifico-me muito com este tópico, esta forma de colocar a questão se é a “galinha” ou o “ovo” que vem primeiro é algo muito pertinente.
Sempre fui das que me auto-motivava com os resultados positivos e que me “auto-mutilava” com os resultados negativos. Mas pior do que isso é que muitas vezes os resultados que eu pretendia não dependiam só de mim, ou melhor eu queria a galinha dos ovos de ouro. Queria tudo mas de preferência sem mudar muito as minhas acções, sem sair da minha zona de conforto… claro que a frustração e a desmotivação foram inevitáveis até cair em mim e perceber que tinha que ser eu a assumir o controlo do meu futuro, só assim teria controlo sobre os resultados…
A confiança e a motivação subiram muito, simplesmente pela decisão de passar à acção, logo estarei no caminho certo para atingir os resultados!
Eu descobri que a receita para os resultados, para mim, vem inevitavelmente da acção.

pvilhena disse...

Obrigado pelo seu post Maria. estou de acodo consigo, mas iria ainda mais longe.
A primeira fonte de inspiração é decidir. É nos momentos em que tomamos verdadeiras decisões que moldamos a nossa vida.Principalmete quando decidimos "não importa o quê!"
A segunda é planear e começar a desenhar o cominho para atingir os objectivos.
A terceira é seguramente a acção. É começar. Uma longa jornada inicia-se com um simples passo.
A quarta é mantermo-nos no caminho. Não desistir. Reforçar o nosso espírito não voltando aos hábitos antigos.
E a quinta é realizar. Não a totalidade mas cada marco. Cada pequena batalha que eventualmente nos levará à vitória final.
Parabéns por assumir a responsabilidade de moldar o seu destino.