Desde muito novo Soichiro Honda mostrou grande interesse em
automóveis. Trabalhou em oficinas, como Mecânico, até que um dia desenhou um
pistão que esperava vender à Toyota. Tendo a famosa marca de automóveis
recusado os seus desenhos, pois não reuniam os padrões que consideravam
mínimos, foi como se a recusa tivesse reforçado o objectivo de Soichiro.
Tornou-se quase uma obsessão para si. Honda trabalhava
continuamente no seu projecto e investia tudo o que tinha no seu sonho. Chegou
ao ponto de penhorar as jóias da sua mulher na perseguição deste seu desejo.
Como se os desenhos continuassem a ser recusados Honda
resolveu entrar na Universidade, embora fosse já mais maduro que a maior parte
dos seus outros colegas. Conta a história que os seus anos de estudo não foram
fáceis. Por um lado havia alguma controvérsia em relação aos seus desenho e por
outro Honda não era especialmente bem aceite pelos colegas mais novos.
Quando terminou os seus estudos e depois de mais algumas
recusas por parte da Toyota, Soichiro vê, um dia, os seus desenhos aprovados,
tem o seu primeiro contrato e constrói uma fábrica para começar a produzir.
Muito pouco tempo depois de ter construído a fábrica há um
terramoto e a fábrica é completamente destruída. Mas o Sr. Honda não desistia
nunca e resolve reconstrui-la. Só que, entretanto, o Japão entrara na II Grande
Guerra e não há matéria-prima para o fazer. Honda inventa então uma forma de
produzir o seu próprio concreto e assim reconstruir a sua fábrica.
Mas durante a Guerra os bombardeiros americanos não davam
descanso e a fábrica é bombardeada e destruída mais duas vezes. Qualquer um
teria desistido, mas não Soichiro Honda. Os seus sonhos eram demasiado grandes
para que ele pudesse desistir. Não só reconstruiu a fábrica como ainda fazia a
sua equipa sair à rua e recolher as latas de combustível que eram largadas dos
aviões americanos. Usava-as como matéria prima para os seus pistões, numa
altura em que se tornava muito complicado ter acesso a metais. Honda
chamava-lhes presentes do Presidente Truman.
Quando a guerra termina e o Japão fica economicamente
destruído. Honda perde o seu contrato com a Toyota. A sua situação financeira
fica tão debilitada que nem para se deslocar e alimentar a família tem
condições.
É então que inventa um pequeno motor, que coloca na sua
bicicleta para poder deslocar-se. Ao ver a sua bicicleta, os seus vizinhos
começam a pedir-lhe que coloque motores também nas suas. É então que tem uma
ideia: Se conseguisse produzir estas bicicletas em massa, talvez pudesse
contribuir com relevância para a recuperação económica do seu Pais.
Resolve enviar 5000 cartas a vendedores de bicicletas no
Japão, explicando-lhes o seu projecto e pedindo-lhes financiamento para o
mesmo. Consegue sensibilizar praticamente metade e depois de várias afinações,
a sua bicicleta estava pronta para ser comercializada tornando-se um sucesso
entre os Babyboomers na Europa e EUA.
O resto é história. Passados 30 anos a Honda vendia nos EUA
mais automóveis que a própria Toyota. Mas mais importante do que tudo isso e na
minha opinião, Soichiro Honda deu ao mundo um grande exemplo do que conseguimos
quando lutamos com determinação pelos nossos sonhos e não nos deixamos derrotar,
sejam quais forem as adversidades que nos saiam ao caminho.
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