quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estudar o sucesso


No início do século passado um jovem Americano de 20 anos que fazia alguns trabalhos de jornalismo como forma de ajudar a pagar os seus estudos teve a oportunidade de entrevistar Andrew Carnegie, o multimilionário da indústria do aço e, naquela altura, o homem mais rico do mundo.
A entrevista que devia durar 3 horas, levou 3 dias, pois Carnegie foi pedindo que o rapaz fosse ficando para continuar a conversa. No final dos 3 dias propôs-lhe que dedicasse os próximos 20 anos da sua vida a estudar os homens de maior sucesso dos EUA, pois Carnegie acreditava que havia uma série de padrões comportamentais comuns a estas pessoas e que a humanidade devia conhecer a essa informação. A Carnegie caberia abrir as portas e ao rapaz trabalhar os 20 anos seguintes nesse projecto sem ser pago por isso. No final dos 20 anos as conclusões deviam ser publicadas, para que toda a humanidade ficasse com acesso aos princípios do sucesso.
Ainda que mal tivesse condições para pagar os seus próprios estudos, o rapaz não só aceitou como prometeu a Carnegie que terminaria a tarefa com sucesso. O resto é história... O rapaz chamava-se Napoleon Hill e a obra onde apresentou as suas principais ideias teve o título de “Pense e fique rico”. E qualquer um de nós a pode comprar e ler.
Hill entrevistou mais de 500 pessoas nos 20 anos seguintes e compreendeu, tal como Carnegie tinha insinuado, que havia, de facto, uma série de aspectos comuns nos seus padrões comportamentais.
E a pergunta que coloco é sempre a mesma: Se nos custa 15€, mais coisa menos coisa, um livro onde este senhor apresenta os resultados de 20 anos de investigação, sobre as razões do êxito das pessoas mais bem-sucedidas do mundo, será que não vale a pena fazer o investimento!!?!... Será que podemos não o fazer?...
Se o sucesso é importante para nós tempos de o estudar e há milhares de livros que falam sobre isso. Da mesma forma que devemos estudar riqueza, se esta for importantes para nós. E estudar saúde, se de facto nos preocupamos com ela. E mesmo estudar relacionamentos se acreditarmos, como eu acredito, que a nossa felicidade depende deles em grande parte.
O que não podemos é esperar que as coisas se materializem na nossa vida, simplesmente porque o universo se organizou para isso e sem nunca termos feito nada para lá chegar.

2 comentários:

Sobre Literacia Digital disse...

Óptima sugestão de leitura! Obrigado :-)

Sugiro como complemento um post com os vídeos essenciais de Napoleon Hill:

Pense e Enriqueça – Napoleon Hill em Vídeo!
http://inconscientecoletivo.net/pense-e-enriqueca-napoleon-hill-em-video/
(colecção de 13 vídeos legendados e comentados)

pvilhena disse...

Muito obrigado pelo comentário e pela sugestão. Estive a ver os videos e recomendo. Sou um fã incondicional de todo o trabalho de Napoleon Hill.
Adorei o vosso sítio. Um abraço.