quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Optimismo: a 3ª chave do sucesso.


Praticamente todos os trabalhos e estudos que li sobre sucesso, apontam o optimismo como uma das principais características dos indivíduos bem sucedidos. E falo de optimismo não no sentido de esperar que as coisas lhes corram bem independentemente daquilo que fazem, ou de manter esperanças de que a sorte os bafeje e os seus desafios acabem por se ver resolvidos, mas sim de esperar bons resultados da sua acção deliberada.
Muitas vezes vejo pessoas justificarem a razão de marcarem objectivos baixos para si próprios com a justificação de serem realistas. Creio que muito de nós confundem realismo com pessimismo. Realismo é conhecer a realidade. Hoje! Tal e qual ela é! Nem melhor nem pior. Optimismo é acharmos que amanhã pode ser melhor. E sim, estou absolutamente convicto que essa é uma característica dos Vencedores. Acreditar profundamente que o amanhã pode ser melhor.
O optimismo passa pela compreensão de que a vida é uma auto-profecia. Aquilo que esperamos, com convicção, é aquilo que acabamos por ter. E isto não acontece por nenhuma razão esotérica, mas porque o nosso subconsciente acaba por encontrar na realidade forma de as nossas expectativas se realizarem.
As pessoas bem sucedidas são optimistas. As pessoas bem sucedidas esperam que as coisas lhes corram bem e elas correm.

Os Optimistas vêem o futuro e agem! Só os Optimistas agem energicamente com elevado sentido de urgência. Só os optimistas persistem até que os resultados cheguem. Colocam-se na fila e ficam na fila porque sabem que a sua vez vai chegar.

Os indivíduos bem sucedidos são optimistas, porque os únicos jardins que são regados são os que sabemos que vão crescer. Por isso os Optimistas cuidam dos seus projectos até que estes floresçam.

A fundação das suas realizações é a gratidão. Focam-se nos aspectos positivos. Compreendem que independentemente dos seus desafios, são uns felizardos por tudo aquilo que a vida lhes proporciona. O sol, a chuva, a terra e a semente. Compreendem que só depende deles processar as dádivas da natureza e da sociedade e com isso criar valor.

Sabem que o medo paralisa e atrofia. E sabem que tudo o que procuram está fora da sua zona de conforto. Têm noção de que tudo o que querem está do lado contrário do medo.

Os Optimistas não têm problemas. Têm desafios! Têm a clara noção de que hão-de os ter sempre e de que o objectivo na vida não é deixar de os ter. O seu objectivo é de que os seus desafios tenham cada vez mais qualidade. Sejam cada vez mais sofisticados. O único sítio onde há pessoas sem desafios é no cemitério!

A Gratidão é a Mãe da Fé, que por sua vez é a Mãe do Optimismo, que é o Pai da Perseverança. A Perseverança é a Mãe do sucesso, porque a única forma de verdadeiramente fracassar é desistir!

1 comentário:

Diana disse...

Adorei! :D