terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As equações do sucesso


No Livro Secreto das Vendas partilhei as equações de sucesso tal como as aprendi de Jim Rohn. Quando falo do princípio ecológico do sucesso não posso deixar de as referir outra vez, até pelo seu refinamento filosófico.

A primeira das equações vem da Bíblia. Foi perguntado ao Profeta qual a chave da grandeza, do reconhecimento, da riqueza, dos prémios e do sucesso ao que o Profeta respondeu: “Encontra uma forma de servir a muitos.” Quanto mais pessoas servirmos, maior é o sucesso, a grandeza, o reconhecimento e a compensação. O Profeta não disse para encontrar uma forma de se servir a si. Também não disse para encontrar uma forma de servir aos seus. Disse para encontrar uma forma de servir a muitos.
A segunda equação do sucesso é-nos trazida por John F. Kennedy no seu discurso de tomada de posse da presidência dos EUA. Esta equação é a completa mudança dos paradigmas filosóficos e devia ter sido entendida não só pelo povo americano, mas por todos os povos do mundo.  “Não perguntem o que pode o vosso país fazer por vocês, perguntem sim o que podem vocês fazer pelo vosso país.” Não perguntem o que pode o mercado fazer por vocês, perguntem o que podem vocês fazer pelo mercado. Não perguntem o que pode a vossa empresa fazer por vocês, perguntem o que podem vocês fazer pela vossa empresa. Não perguntem o que podem os vossos colaboradores fazer por vocês, perguntem o que podem vocês fazer por eles. Não perguntem como podem ser servidos, perguntem como podem servir.
A terceira equação do sucesso é-nos trazida por Zig Ziglar e é, ainda hoje, o lema da sua empresa e que ajudou a levar a mesma a ser uma das maiores referências mundiais no que respeita não só às vendas, mas também ao desenvolvimento pessoal. Ziglar diz então que o caminho para termos tudo aquilo que quisermos passa por ajudarmos um número suficiente de pessoas a atingirem também aquilo que querem. Nas suas palavras: “Se ajudarmos um número suficiente de pessoas a terem o que querem, podemos ter tudo o que quisermos.” No fundo, o que nos separa de viver os nosso sonhos e de termos tudo o que queremos, passa por encontrar mais pessoas a quem possamos ajudar a terem, elas próprias, também aquilo que querem.
O comum nas três equações do sucesso é o de buscar uma forma de servir, de contribuir. No fundo o de encontrar uma forma de fazer depósitos.
Se quisermos trazer outro princípio universal a colação, podemos falar da lei do esforço indirecto, outra das leis mentais como a causa e efeito. Cuida dos depósitos que os levantamentos cuidam de si.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Paulo, mais um excelente artigo

Anónimo disse...

E qual é o profeta e a passagem da Bíblia onde podemos consultar essa lição?