quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Perguntas...


Devia ter pouco mais de 30 anos, trabalhava na altura na Banca de gestão de patrimónios e os meus clientes eram multimilionários, cujas fortunas eu ajudava a gerir. Comecei então a dar comigo, com alguma frequência, a perguntar-me porque tinham eles aqueles resultados financeiros e eu me sentia tão longe dessa realidade. Se eu sabia tantas coisas e se me considerava um individuo igualmente capaz, o que me estaria então a atrasar?
E quando as perguntas surgem dificilmente as respostas ficam por ser encontradas. É uma das grandes qualidades do cérebro humano. Quando formulamos uma questão dificilmente o nosso cérebro descansa até encontrarmos a resposta...
Mas neste caso concreto eu comecei a procurar as respostas activamente. O que distinguiria estas pessoas, estes multimilionários, das outras pessoas que não obtinham o mesmo nível de sucesso financeiro?... Como tinha o privilégio de lidar com muitas destas pessoas diariamente, foi relativamente fácil começar a minha investigação. Comecei a observar a sua forma de pensar e de estarem na vida. A muitos perguntava directamente quais eram as suas ideias sobre o assunto... E umas perguntas levaram a outras, da mesma forma que algumas das respostas conduziam a outras ideias e muito rapidamente dei comigo a refinar uma série de pensamentos sobre este tema que tanto me interessava.
Outra das coisas que nessa altura percebi foi que, nos últimos séculos, muitos milhões forma investidos na procura das mesmas respostas. Havia outras pessoas que tinham antes de mim então levantado a mesma pergunta e encontrado, porventura, as respostas que também eu, nesta fase procurava. E melhor ainda as respostas eram do domínio público. Estavam publicadas!
Foi aí que tomei consciência que independentemente da área em que procurássemos nós respostas sobre ser bem-sucedidos havia vários livros e estudos que nos explicavam como isso poderia ser bem conseguido. Esta tomada de consciência foi uma das que mudou a minha vida para sempre.
Se quiser ser saudável e ter uma boa forma física há uma série de livros sobre isso. Com um pequeno investimento posso aceder a toda a informação de que necessito sobre isso. Se quiser melhorar as minhas relações há um monte de livros que me podem também explicar sobre a forma de o conseguir. E se quisesse fazer mais dinheiro e eventualmente tornar-me multimilionário, como eram os meus clientes, também havia afinal uma série de livros que explicavam como o conseguir.

Sem comentários: