terça-feira, 20 de dezembro de 2011

aproveitar o seu tempo


Costumo explicar a diferença entre tempo horizontal e tempo vertical.
Tempo horizontal é tempo de construção. É tempo em que devemos respeitar um determinado ciclo para termos os resultados que pretendemos.  É o tipo de tempo que devemos considerar para, por exemplo, cultivar alguma coisa.
Correndo o risco de ser pouco preciso, dados os meus limitados conhecimentos agrícolas, vamos imaginar que quero semear 10 alfaces. Partindo do princípio que estas levam 30 dias a crescer e que sendo apenas 10 eu me posso limitar a dedicar 5 m por dia a cuidar delas. Apenas o tempo necessário para regar, tirar as ervas daninhas e alguma lagarta que por lá ande... Ora 30 dias vezes 5 m são 150 m no total que devo dedicar a esta tarefa. Mas isso não significa que eu posso aplicar os 150 m  de uma só vez e comer as alfaces ainda hoje. Há um ciclo que deve ser respeitado para criar alguma coisa de valor. É esse tempo horizontal que devo dedicar à minha empresa para poder construir um negócio de valor. Há um ciclo a ser respeitado.
Já tempo vertical é tempo de emergência. Imaginem que acordo de manhã e tenho a noção de que um incêndio se aproxima ameaçadoramente da minha casa. Ligo para os bombeiros e do quartel dão-me duas alternativas. Ou mandam 2 homens trabalhar no incêndio meia hora por dia durante dois meses, ou podem mandar já uma equipa de 100 com uma série de recursos que vão trabalhar até o dito incêndio estar extinto. A escolha é fácil verdade? Como se trata de uma situação de emergência eu vou escolher a segunda alternativa. Ou seja a utilização de tempo vertical. A questão é que este tempo serve para resolver situações de crise e não para construir qualquer coisa.
Quando estamos envolvidos essencialmente com as actividades do dia-a-dia acabamos por parecer essencialmente bombeiros. Passamos o tempo a apagar fogos, saltando de tempo vertical, em tempo vertical, acabando por passar muito pouco tempo no tal tempo horizontal, que é o tempo de desenhar a planear a nossa vida. O tempo de pensar! De construir. Respeitando o ciclo de longo prazo a que essa mesma construção obriga.
A nossa qualidade de vida decorre directamente da forma como aproveitamos o nosso tempo. As pessoas bem-sucedidas não têm mais horas disponíveis no dia do que a maioria de nós. As pessoas bem-sucedidas escolhem melhor o que fazer com as horas que têm disponíveis no seu dia.
As pessoas bem-sucedidas investem mais do que as outras no tempo horizontal.

2 comentários:

DataSpring.pt disse...

Muito bom.
É este blog que nos faz crescer todos os dias...

pvilhena disse...

Obrigado ;) Já viste o Blog secreto do crescimento de negócios?