quinta-feira, 26 de abril de 2012

Descobrir e processar ideias...


O factor mais determinante, na forma como resulta e funciona a nossa vida, é a nossa filosofia. O verdadeiro teste de maturidade é exactamente assumir a responsabilidade de criar valor com aquilo que a vida nos traz.
É através da nossa filosofia que podemos transformar a informação e as ideias que estão à nossa disposição em valor. É isso que nos torna diferentes dos animais. Estes só podem contar com os seus instintos. Quando o Inverno chega, os patos só podem voar para sul. Se a sul as coisas não estiverem melhores, os patos não têm a capacidade de fazer esse escrutínio e alterar as suas decisões... Mas nós temos. Nós podemos desenvolver a nossa filosofia! E para isso temos de pensar. Temos de descobrir e processar ideias...
Percebi que alguns erros de julgamento feitos diariamente, teriam, a longo prazo, resultados dramáticos. Não é por fumar um cigarro que vou ficar doente. Não é por fumar um maço que vou ficar doente. Mas se fumar um maço por dia durante alguns anos, aí sim, nada de bom poderá resultar. A questão é que, quando temos erros de julgamento, a vida não traz os maus resultados no imediato. Leva tempo. E embora nunca tivesse fumado, havia outros erros de julgamento que teimava em repetir. E eram esses erros que estavam a atrasar os meus sonhos. Mas então o contrário haveria também de ser verdade, se alguns maus juízos repetidos diariamente começavam o processo de erosão que originavam os maus resultados, então  algumas práticas simples repetidas diariamente e de forma disciplinada, poderiam ter o efeito exactamente contrário... ser o caminho para tudo  o queremos tirar da vida...
A partir daí, passei a ser grato por tudo aquilo que tenho. A ser grato por tudo o que a vida me trouxe. E, a partir dessa gratidão, a procurar as ideias, o conhecimento e os livros que me ajudassem a desenvolver a minha filosofia... E a minha vida nunca mais foi igual... Não voltei a culpar nada, nem ninguém e desde aí comecei a viver os meus sonhos.

Sem comentários: